O MUSEU DA INDÚSTRIA DO CEARÁ

O Museu da Indústria tem como proposta valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense em um espaço igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento.

Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público, o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral, o Museu da Indústria é um novo marco cultural e turístico de Fortaleza. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral.

MUSEU DA INDÚSTRIA DO CEARÁ

PATRIMÔNIO CULTURAL DA INDÚSTRIA CEARENSE
HISTÓRIA

Tombado pelo patrimônio público, foi projetado para ser sede do primeiro Clube Social de Fortaleza, mas teve ocupações bem diferentes ao longo dos anos. O prédio que sedia o museu não foi escolhido por acaso. Imperioso desde sua construção, o edifício foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II. Sua primeira ocupação foi como sede da Sociedade União Cearense, primeiro clube da capital e ponto de encontro da sociedade cearense de então.

Com o passar dos anos, o histórico do prédio trouxe outros usos, funcionando como Grande Hotel do Norte; sede dos Correios, dos idos de 1895 a 1935; e ainda sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza. Foi tombado pelo Governo do Estado em 1995, através do decreto n. 23.829, de 29.08.1995 e comprado pelo SESI em 2001, passando por uma restauração a partir de 2005.

Grande parte da história da industrialização cearense está no Museu da Indústria, criado pela Federação da Indústria do Ceará (FIEC) e o Serviço Social da Indústria (SESI).

Logotipo
Logotipo
Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza – Ceará – CEP: 60030-000 - Tel. (85) 3201.3901