VISITA AGENDADA

A visita educativa é um trabalho de mediação oferecido pela Museu da Indústria que tem como objetivo principal estabelecer um diálogo entre os objetos expostos e o visitante. O agendamento pode ser solicitado por qualquer grupo (famílias, escolas, amigos, trabalhadores etc) interessado em um atendimento mais direcionado.

Esta ação contempla atividades relacionadas à pesquisa, educação e comunicação dos objetos, documentos e imagens expostos no espaço do museu. Contamos com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais e estagiários das áreas de história, ciências sociais, administração, economia, pedagogia, dentre outros. Todos esses campos de estudos colaboram para a reflexão do processo histórico de desenvolvimento industrial, contribuindo para a reflexão entre passado, presente e futuro da indústria.

 

PARA ESCOLA E UNIVERSIDADE

TEATRO: PEÇA DO SIARÁ AO CEARÁ: UMA EXPEDIÇÃO POÉTICA PELA INDUSTRIALIZAÇÃO

O espetáculo retrata a história da indústria cearense, partindo da criação de gado passando pelos ciclos econômicos e chegando até os dias atuais. A narrativa é contada com ajuda de personagens que, mesmo enfrentando dificuldades, conseguem perceber soluções criativas e inovadoras para seus problemas. Tudo é feito de maneira lúdica e divertida. Texto e direção: Joca Andrade
 

PARA EMPRESA

DIA NO MUSEU

O Projeto Dia no Museu visa trazer os trabalhadores para visitarem o Museu com o intuito de conhecer um pouco mais a história econômica e cultural do Ceará. Teve início em junho de 2016, e já atendeu mais de 1000 operários. O Museu fornece o transporte aos trabalhadores, abrangendo, assim, toda a região de Fortaleza e também os polos industriais na região metropolitana.

Os objetivos do projeto são: estimular o trabalhador da indústria a conhecer melhor a história da industrialização, através da aproximação e identificação desse profissional em relação à perspectiva histórica da indústria cearense, e também estimular a reflexão entre as relações do trabalhador e do empresário, chamando atenção para a importância do trabalhador como um sujeito fundamental na relação de construção histórica da indústria.

A partir daí, possibilitamos um maior estreitamento entre os equipamentos culturais e a sua importância nas relações sociais, rompendo a noção de que Museu seria um equipamento arcaico e que serviria unicamente para observação de objetos antigos, sem nenhuma visão crítica sobre a história. Grande parte dos participantes do projeto nunca estiveram em um museu.

O agendamento de grupos deve ser feito em horário comercial, das 8h às 17h, através do telefone (85) 3201.3901 ou através do formulário abaixo.

Visita Agendada
AGENDAMENTO
PREENCHA OS CAMPOS DO FORMULÁRIO ABAIXO E AGUARDE O CONTATO
Enviar
Logotipo
Logotipo
Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza – Ceará – CEP: 60030-000 - Tel. (85) 3201.3901