Ceará Design Week

PROGRAMAÇÃO*

27/03
17h - A importância do design na indústria – NEWTON GAMA (Inscrições encerradas)
19h - Abertura de exposições

28/03
09h -
Design e artesanato: incorporando tradição ao design contemporâneo – ANGÉLICA FREITAS (Inscrições encerradas)
10h - Uso do Couro no Século XXI - CÂNDIDO COUTO
11h - O poder do coletivo – RAFAEL STUDART + Objeto Comum (Inscrições encerradas)
15h - Clariant Masterbatches ColorWorks – CAROLINA MORAIS (Inscrições encerradas)
17h - Desfile na faixa: desfile de moda na rua - Unifor 
18h - A competitividade pelo design – ANA BRUM (Inscrições encerradas)
19h - Como pensa o designer: processos e resultados – GUSTAVO GRECO (Inscrições encerradas)

29/03
09h -
Uma rápida história da moda no Brasil e os desafios do setor – BIANCA CIPOLLA
11h - Clariant Masterbatches Aditivos – EDSON MARÇAL (Inscrições encerradas)
15h - Experiência do Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin – RAFAEL MONTEIRO
17h - Bate-papo sobre a obra de Goebel Weyne: arte e design – MARGARIDA BARBOSA LIMA RODRIGUES
19h - Design de quê? Um novo mundo, um novo design! – LEONARDO MASSARELLI (Inscrições encerradas)

30/03
10h -
Design afetivo e lançamento do livro Economia afetiva: aprendizado para o futuro – JACKSON ARAÚJO (Inscrições encerradas)
16h - A impressão tipográfica e o setor gráfico hoje – LEONARDO COSTA (BUGGY) (Inscrições encerradas)

31/03
10h -
Oficina de design para crianças (Inscrições encerradas)

 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE*

*Programação sujeita a alteração. A inscrição não garante vaga (sujeita a lotação dos espaços).
Confira a programação cauda longa abaixo.

 



PALESTRANTES

NEWTON GAMA
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é proprietário da Newton Gama Design. Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em design, arquitetura, estratégia e comunicação para marca, produto e ponto de venda. Atuou como designer e gerente da área na Consul de 1979 a 1990. Foi responsável pelo design de produtos Brastemp, Consul, Whirlpool e Eslabon de Lujo em toda a América Latina entre 1990 e 2005. Atuou como diretor de design de produtos e embalagens na empresa GAD'Design em São Paulo por dois anos. Conferencista em eventos de repercussão nacional ligados às áreas de design, inovação e marketing. Participou como jurado em eventos de premiação de design, como o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, Prêmio Idea Brasil, Congresso Latino Americano de Comunicação - Wave Festival in Rio e Prêmio Sebrae Minas Design.

GUSTAVO GRECO
Sócio e diretor de criação da Greco Design, que em pouco tempo se tornou uma das mais premiadas do Brasil. Apenas nos últimos anos podem ser citados os prêmios: Design Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, London International Awards e Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño. Atuou também na área acadêmica, como professor do curso de pós-graduação em Gestão de Marcas do Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Dedica-se ainda a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira, integrando a direção nacional da Abedesign, e atuando como jurado de premiações no Brasil e no exterior.

LEONARDO MASSARELLI
Fundador e CCO da Questtonó Consultoria em Inovação e Design.

JACKSON ARAÚJO
Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especializado em Análise de Comportamento em Cultura, Moda, Design e Comunicação, atua como consultor criativo, de conteúdo e de inovação. É pesquisador e estudioso de movimentos e expressões ligados à economia afetiva, termo que cunhou em 2014 sobre uma nova perspectiva de mercado pautada na valorização e desenvolvimento do coletivo, para o desenho de produtos inovadores e disruptivos. Ministra palestras, workshops e dirige projetos sobre o tema. Atualmente é consultor de inovação em moda sustentável da Fundação Hermann Hering. É também curador do Prêmio Brasil Criativo e participa do WGSN/Mindset, atuando no grupo multidisciplinar Flux, que estuda as ondas comportamentais brasileiras sob uma perspectiva global. Tem experiência na área de artes e design, com ênfase em moda, atuando principalmente no tema liderança criativa.

ANA BRUM
Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), especialização em Engenharia de Produto e Design e Metodologia no ensino superior, mestre em Desenvolvimento e Organizações pela Centro Universitário Franciscano (FAE). Atualmente é diretora técnica no Centro Brasil Design e coordenadora geral do portal Design Brasil. Foi delegada representante do design no CNPC/Ministério da Cultura. Foi coordenadora de curso de design, professora universitária e de cursos de pós-graduação nas disciplinas de Políticas Públicas; Cenários e Gestão do Design. Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em projeto de produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, produto, gestão do design, política pública e design sustentável.

CAROLINA MORAIS
Designer ColorWorks Latin America e falará sobre o ‘ColorForward 2020’ - 14ª edição do guia anual de previsão de cores para a indústria.

EDSON MARÇAL
É gerente de produtos aditivos da Latin America BU Masterbatches e falará sobre a adição de cores e funcionalidades para produtos.

ANGÉLICA FREITAS
Designer com quase 20 anos de experiência em design de produto e design de moda com foco no artesanato. Já trabalhou como designer sênior na empresa de tecelagem artesanal Fio a Fio. Também atuou como consultora em design na Central de Artesanato do Ceará – CEART. Em 2006, foi diretora criativa do Programa de Design para o Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Fortaleza – SDE, onde coordenava a equipe de designers, fazia a definição de estilo e de coleção. Também foi diretora criativa do estúdio de design YVY, trabalhando no desenvolvimento, coordenação e marketing de novos produtos. Em 2009, é diretora criativa do estúdio de design PEIXE STUDIO, sendo responsável pela coordenação da equipe de designers, definição de estilo e desenvolvimento de coleção de produto. Em paralelo, atuou na área acadêmica como professora universitária em alguns cursos de Design de Moda, Design Gráfico e Design de Interiores. De 2012 a 2014, foi designer na empresa PIMA KINZ em Lima (Peru) e também professora no curso de Design de Moda do Instituto MAD de Moda também em Lima. Atualmente é gerente do núcleo de certificação da CEART e responsável pelo Programa de Curadoria do Produto Artesanal Cearense.

BIANCA CIPOLA
Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Marketing Internacional pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), atualmente é empresária e representante comercial de tecidos, representando em seu escritório as têxteis Marles, Miroglio, Royal, Filati e Parque Real. Foi professora de Tecnologia Têxtil e Ergonomia aplicada ao Design de Moda na Estácio durante seis anos. Teve uma coluna de Moda na Rádio Beach Park FM durante um ano. Atuou como estilista durante dezesseis anos, tendo criado coleções de jeans para as principais marcas brasileiras e estrangeiras, tendo também sua própria marca de jeans feito a mão durante 8 anos, quando chegou a ter 4 lojas em Fortaleza e uma na Vila Madalena (São Paulo). Descendente de Italianos tecelões que imigraram para o Brasil para trabalhar nas indústrias do Conde Francesco Matarazzo, tem sua vida e história contado pela tessitura. É uma entusiasta da moda e defende o setor têxtil e de confecção no Ceará.

RAFAEL STUDART
Graduado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduando em Design Gráfico no Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). Atuando no mercado de arquitetura e design de interiores desde 2006, decide mudar o campo de atuação após uma temporada de estudos no IED Milão, passando a trabalhar primordialmente com design de mobiliário e marcenaria a partir de 2014, a frente da Tarugo Design. Com a ampliação da demanda e do escopo de trabalho, através da inclusão de cenografia, expografia, lettering, trabalhos em grandes formatos e todas as interseções entre os mesmos, decide encabeçar o próprio estúdio acreditando na união de proeza técnica e narrativas verdadeiras, centradas no ser humano para gerar inovação, sendo capaz de emocionar e mudar o mundo. O trabalho de Rafael busca potencializar a integração entre os campos supracitados, trazendo elementos da cultura popular, da arquitetura vernacular, do caos urbano, de galerias de arte e outras referências aparentemente desconexas para dentro do seu processo criativo, gerando resultados surpreendentes.

LEONARDO COSTA (BUGGY)
Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); especialista em Gestão de Empresas pela Fundação Dom Cabral (FDC); fundador da primeira digital type foundry nordestina, a Tipos do aCASO, do Laboratório de Tipografia do Agreste, em Caruaru; do Laboratório de Tipografia do Ceará, em Fortaleza; e dos cursos de Design Gráfico e Design de produto das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), em Olinda. Também é professor do curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza; da pós-graduação em Design Estratégico da Universidade Salvador (UNIFACS), em Salvador; e vice-presidente da Comissão Editorial da Serifa Fina. Como músico, participou ativamente do Manguebeat, tocando baixo no DMP & os Fulanos; como designer conquistou vários prêmios nacionais e internacionais e como autor escreveu três livros, sendo um deles, O MECOTipo, referência no ensino de design brasileiro. Como artista, realiza anualmente o trabalho performático carnavalesco Sopa de Letrinhas e está produzindo o projeto transmídia Conversas com o Tipógrafo J. Borges.

MARGARIDA BARBOSA LIMA RODRIGUES
Filha de Gustavo Goebel Weyne, Margarida é convidada especial da Ceará Design Week para iniciarmos uma busca por um maior conhecimento da obra e da importância de Goebel Weyne no design Brasileiro. Na arte, Goebel participou do grupo ‘Os Independentes’ ao lado de Antônio Bandeira, Aldemir Martins e Zenon Barreto, e no design foi fundador e coordenou, juntamente com Karl Heinz Bergmiller, o Instituto de Desenho Industrial do MAM-Rio, onde realizou três Bienais Internacionais de Desenho Industrial (1968, 1970 e 1972).

CÂNDIDO COUTO FILHO
Pesquisador e especialista em inovações com couro, como couro jeans e sublimação em couro. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduação em Química Industrial e em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Publicou o livro COURO - Tecnologia, Tipos e Usos, dentre outros que trazem a trajetória histórica e científica do couro.

 


PROGRAMAÇÃO CAUDA LONGA

Além da programação oficial do evento, que será realizada no Museu da Indústria, o Ceará Design Week também apoia uma programação chamada “cauda longa”, que será realizada por diversos parceiros.

LOJA OUVIDOR

  • Palestra - Tendência do morar 2019 (Pedro Ariel Santana)
    27 de março, 10h

Av. Santos Dumont, 3621 - Aldeota
Mais informações: (85) 3267.6364

 

TRANSFORME COWORKING

  • Palestra - Espalhe criatividade (Monike Oliveira)
    26 de março, 19h

R. Barbosa de Freitas, 1035 - Aldeota
Mais informações: (85) 99169.1135 (WhatsApp) | contato@transformebr.com.br

 

GALERIA SEM TÍTULO ARTE

  • Abertura da exposição - CORPO & ALMA: um acervo de memórias sobre Cacilda Vilela
    28 de março, 18h30
  • Workshop - Corpo.Paisagem: uma reflexão sobre a moda como plataforma de investigação comportamental
    28 e 29 de março, das 14h às 18h
  • Apresentação Projeto Joias Bortolotti “Serpentário” (Bruna Bortolotti)
    29 de março, 19h

R. João Carvalho, 66 - Aldeota
Mais informações: (85) 3037.0008

 

ATELIÊ RIAN FONTENELE

  • Conversa aberta - Pontos da arte: o contemporâneo e o popular (Angélica Freitas e Bitu Cassundé com mediação de Rian Fontenele)
    26 de março, 19h

R. Maranguape, 65 - Centro
Mais informações: rianfontenele@gmail.com

 

CASA BENDITA

  • Bate-papo com Túlio Paracampos e Rafael Monteiro (vencedor do Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin)
    30 de março, às 18h

Av. Rui Barbosa, 888 - Meireles
Mais informações: (85) 3093.7717 | facebook.com/acasabendita

 

ATELIÊ PORTAMARELA

  • Oficina - Impressões domésticas e estampas artísticas
    30 de março, das 09h às 12h e das 14h às 18h

Al. Amália Maria, 258 - Cidade 2000
Mais informações: www.facebook.com/porAmarela
 

CASA 36

  • Talk - À procura de um design “glocal”
    Participantes: Allyson Reis (Abracadabra), Dora Coelho (Estúdio Oficina), Diego Pascual (Oficina Bloco), Monike Oliveira (K) e Rodrigo Costa Lima (Riso Tropical)
    22 de março, 19h
  • Showroom com marcas de design local
    22 de março, das 17h às 21h, e 23 de março, das 14h às 19h

R. Torres Câmara, 600 - Casa 36 - Aldeota
Mais informações: (85) 3456.3636

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CURSO DE DESIGN

  • Oficina - Design computacional: inserção no processo criativo (Prof. Roberto Cesar Cavalcante Vieira)
    30 de março, das 8h30 às 11h30
  • Palestra - Todo design é social? (Profa. Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva)
    30 de março, 10h

Av. da Universidade, 2890 - Benfica
Mais informações: (85) 3366.7491

 

MUSEU DA FOTOGRAFIA

  • Palestra com Ângela Magalhães e Nadja Peregrino
    30 de março, 14h
  • Oficina de fotografia para celular
    27 de março, das 9h às 12h
  • Oficina de desconstrução do olhar
    28 de março, das 9h às 12h
  • Visita à galeria do museu (para grupo fechado com a equipe de educativo)
    29 de março, das 9h às 12h

R. Frederico Borges, 545 - Varjota
Mais informações: (85) 3017.3661

 

INSTITUTO CULTURAL IRACEMA - AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL BELCHIOR

  • Palestra - Identidade e tradição: um projeto colaborativo de placebranding para a Praia de Iracema (com Davi Gomes)
    29 de março, 18h30

R. dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema
Mais informações: (85) 3219.7373

 

MARCENARIA SELVAGEM

  • Oficina - Pequeno objeto de madeira para casa ou escritório: percurso pela oficina conhecendo o maquinário, ferramentas e técnicas
    03 de abril, das 15h às 18h
  • Bate-papo sobre a cultura do "faça você mesmo" (Amélia Aragão - Clavo, Leonardo Ferreira - Cambito, Emiliano Cavalcante e Emanuel Oliveira - Marcenaria Selvagem)
    03 de abril, 19h

R. Almirante Jaceguai, 249 - Praia de Iracema
Mais informações: ola@marcenariaselvagem.com.br

 

OBSERVATÓRIO DE FORTALEZA - IPLANFOR/PMF

  • Ciclo de palestras
    - Cidades e distritos criativos: a contribuição do design para o desenvolvimento territorial sustentável (Prof. José Beirão - Universidade de Lisboa)
    - Sistemas de suporte à tomada de decisão: indicadores para economia criativa em Turim (Prof. Daniel Cardoso - Universidade Federal do Ceará)
    - Indicadores para economia criativa em Fortaleza (Profa. Raquel Gondim - Universidade de Fortaleza)
    - E se estivermos errados?: o design e a inovação para cidades
    26 de março, 14h

R. Major Facundo, 584 - Centro
Mais informações: (85) 3105.1283

 

OPA! ESCOLA DE DESIGN

  • Palestra - Vivências, vacilos e vitórias de um ex-aluno na vida real (Darlison Azevedo)
    28 de março, 19h

R. Sabino Pires, 80 - Aldeota
Mais informações: (85) 3224.4753

 

IMAGEM BRASIL GALERIA

  • Roda de conversa - Mulheres no design do Ceará
    31 de março, 15h às 17h30
  • Palestra - Narrativas visuais (Roberta Felippe Viégas - SENAC/SP)
    04 de abril

R. Rocha Lima, 1707 - Dionísio Torres
Mais informações: (85) 3261.0525 | imagembrasilgaleria@gmail.com | @lwdfortaleza

 

CASA SEM MEDIDA - MILIGRAMA DESIGN

  • Roda de conversa - Viver de design: empreendedorismo
    28 de março, 19h

R. José Vilar, 3040 - Dionísio Torres
Mais informações: (85) 3879.5779 | falecom@miligrama.com.br | @casasemmedida | @miligramadesign

 

DESCONEXO DESIGN

  • Novo showroom lin.gua.gens, com edição do designer Ramiro Mendes, e instalações Baurrocos, por Michell Lott
    27 a 29 de março, 14h às 20h

Praça Portugal, 73 - Meireles
Mais informações: (85) 3046.1414 
@desconexodesign

RESERVE SEU ESPAÇO
CONHEÇA NOSSOS ESPAÇOS LOCÁVEIS
RESERVE
Logotipo
Logotipo
Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza – Ceará – CEP: 60030-000 - Tel. (85) 3201.3901