13ª Primavera dos Museus - Museus por dentro por dentro, por dentro dos Museus

23 a 29/09/2019

O Museu da Indústria convida seu público a explorar duas perspectivas que perpassam o trabalho dos museus. Uma delas é conhecer sobre o trabalho e os trabalhadores que atuam para que a visita ao espaço expositivo seja uma rica troca de experiência e a outra é um convite a refletir sobre quais espaços de memória temos na nossa cidade e de que forma são documentados.

Programação:

27/09 (sexta-feira), 10h, no Auditório Oiticica
Palestra "A linguagem das exposições: algumas ferramentas"
A exposição é uma narrativa que se utiliza de dispositivos sensoriais para transformar o lugar comum
de um visitante sobre determinado tema, ajudando a transformar ideias pré-concebidas e estereótipos em conhecimentos e novas experiências. Tomando a comunicação em museus como ponto de partida, serão discutidos alguns dos elementos que compõem a linguagem das exposições tais como o espaço, a luz, a cor, a circulação, os materiais, a sinalização e outros recursos expográficos vistos como ferramentas para a composição da linguagem das exposições museais.
Com Platini Fernandes, professor do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe, mestre em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT). Foi Diretor Técnico do Museu da Imagem e do Som do Ceará.

27/09 (sexta-feria), 13h, Sala Educativo
Oficina "A linguagem das exposições: algumas práticas".
A atividade visa a elaboração de um projeto expográfico a partir das premissas discutidas na palestra "A linguagem das exposições: algumas ferramentas", tomando como ponto de partida as xilogravuras do artista Zé Pedro, da coleção do Museu da Indústria. A oficina tem, ainda, como objetivo discutir e exercitar algumas práticas de planejamento e de montagem de exposições também por meio da análise de alguns casos.

28/09 (sábado), 10h, Auditório Oiticica
Cine Club “A cidade é nossa: conhecendo patrimônio dentro da produção cinematográfica autoral de Fortaleza”
Na atividade serão priorizados curtas e lonas criados por diretores fortalezenses para exaltar a criação local.

Inscrições para as atividades - CLIQUE AQUI

RESERVE SEU ESPAÇO
CONHEÇA NOSSOS ESPAÇOS LOCÁVEIS
RESERVE