O Futuro das Profissões

Exposição já recebeu mais de 170 mil visitantes em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro e desembarca em Fortaleza, aberta ao público.
Fortaleza recebe, a partir do dia 04/02, a exposição “O Futuro das Profissões”, iniciativa nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) que convida o público a refletir sobre as transformações do mundo do trabalho. A mostra, que é interativa e itinerante, já passou por São Paulo e Rio de Janeiro e chega ao Museu da Indústria do Ceará (SESI/FIEC), no Centro de Fortaleza.
Concebida pelo SESI Lab, o museu de arte, ciência e tecnologia sediado em Brasília (DF), a exposição já recebeu mais de 170 mil visitantes, desde seu lançamento, e se destaca como plataforma de debate sobre o presente e o futuro das ocupações profissionais. “O Futuro das Profissões”.
A chegada da exposição ao Ceará agrega novas perspectivas ao diálogo nacional. O estado reúne um histórico consistente de formação técnica e investimentos em inovação, assim como um setor industrial reconhecido pelos saberes produtivos e pela resiliência econômica. Nesse cenário, a atuação do Sistema “S” - Indústria, por meio do SESI e do SENAI, segue sendo estratégica para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, ampliando oportunidades para estudantes (por meio das Escolas SESI de Referência) e trabalhadores (por meio de cursos de qualificação profissional).
A relevância do tema
O tema surge em um momento de rápidas mudanças tecnológicas e sociais, marcado pela digitalização, novas dinâmicas produtivas e o surgimento de profissões que, até pouco tempo, não existiam.
“Ao ocupar o Museu da Indústria, a exposição amplia o debate sobre futuro, tecnologia e trabalho a partir do contexto local, reforçando o compromisso do SESI em promover educação, saúde, e acesso à cultura”, afirma Luis Carlos Sabadia, gestor do Museu da Indústria.
Segundo Claudia Ramalho, superintendente de Cultura do SESI Nacional, a exposição tem uma dimensão lúdica e apresenta uma reflexão importante. “É importante levar para os visitantes quais competências precisam ser desenvolvidas para esse futuro das profissões. O conhecimento é central: mesmo com a inteligência artificial, por exemplo, se o profissional não souber fazer as perguntas certas, não vai ter as soluções esperadas.”, afirma.
O Museu da Indústria é o espaço perfeito para provocar essas reflexões, por ser um equipamento cultural de acesso livre. Em 2025, bateu o recorde com mais de 50.000 visitantes.

“O Museu, que completa 12 anos em 2026, reafirma seu papel como espaço de circulação de ideias e acesso ao conhecimento, aproximando o público de discussões relevantes para o desenvolvimento social, econômico e cultural”, completa Sabadia.
A exposição é aberta a estudantes, profissionais e ao público em geral. Em formato interativo, convida os visitantes a identificar competências futuras, entender tendências e conectar-se a processos de transformação já em curso.

SERVIÇO
Exposição “O Futuro das Profissões”
Lançamento oficial: 03/02/2026, terça-feira, às 9h
Abertura ao público: 04/02/2026, quarta-feira
Local: Museu da Indústria – R. Dr. João Moreira, 143 – Centro de Fortaleza (em frente ao Passeio Público). (clique aqui para abrir o mapa)

Horários de visitação: de terça a sábado: de 9h às 17h (entrada até 16h30); aos domingos: de 9h às 13h (entrada até 12h30)
Agendamento de grupos: a partir de 10 pessoas: agendamento prévio pelo site: museudaindustria-ce.org.br

RESERVE SEU ESPAÇO
CONHEÇA NOSSOS ESPAÇOS LOCÁVEIS
RESERVE
Logotipo
Central de Relacionamento:
(85) 4009.6300
Informações sobre nossos serviços, Televendas, Tira-dúvidas, SAC: Logotipo Ouvidoria
Elogios, solicitações, reclamações, sugestões ou denúncias: Ouvidoria
Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza – Ceará – CEP: 60030-000 - Tel. (85) 3201.3901